Dicas para Pacientes
Dicas para Pacientes
image

Alfinete e Coord. Motora

Realizar atividades com alfinetes pode ser um ótimo exercício para treino de movimentos. O fato de não conseguir segurar direito os objetos indica dificuldade que pode melhorar com o tempo e com o treinamento, caso não seja uma lesão definitiva, Por isso, quanto mais vezes você treinar o movimento de preensão maior a possibilidade do cérebro ir melhorando o controle dos dedos. Encaixar o alfinete num ponto marcado é um exercício pratico. Se você tem dificuldades para segurar , comece com objetos maiores, como encaixar lápis, bolinha de gude ou mesmo prendedor dentro de uma garrafa pet. Quanto maior o número de vezes você treinar mais chances de melhorar a coordenação motora de seus dedos. Repeti para você gravar bem. Se tiver dúvidas, entre em contato.

image

Atividades Bimanuais

Atividades Bimanuais são aquelas que se utilizam do uso das duas mãos para serem realizadas. Crianças com sequela de lesões neurológicas centrais que tem metade do corpo afetado, tem dificuldades de realizar movimentos com a mão deste lado. Quando a lesão prejudica a mão e a perna do mesmo lado do corpo se chama hemiparesia ( se ainda tem movimento) ou hemiplegia (quando não realiza movimento). Hemi = metade, assim como nós vivemos no hemisfério sul (metade da esfera terrestre) As crianças com esses comprometimentos diminuem o uso da mão e com o tempo é como se esquecessem que a tem.Entra ai a sugestão do uso de brinquedos ou jogos bimanuais, onde para realizar a atividade ela precisa muito das duas mãos. Algumas crianças ficam tão envolvidas que passam a usar a mão afetada, mesmo que seja apenas para fixar a atividade e a realize com a outra mão. O que importa é que ela tem um estímulo para usar aquela mão e isso é extremamente útil. Muitos jogos de encaixe do tipo lego são bimanuais. Segue a dica para jogos de encaixes bimanuais para que crianças e adultos treinem o uso da mão que está meio preguiçosa. No começo pode ser difícil, mas com o treino e muita vontade tudo pode melhorar. Não é mesmo Amanda?

image

Estimulação Sensorial

Reeducação Sensorial - Se depois da cirurgia a sensibilidade da sua mão não está normal, é porque o nervo está se regenerando. E enquanto se faz a mielinização neuronal pós lesão nervosa, é indicado fazer a estimulação sensorial da região afetada. Essa atividade terapêutica visa treinar os trechos recentemente mielinizados para que o córtex volte a reconhecer as sensações. Ou seja, a estimulação da sensibilidade deve ser feita para treinar o cérebro a conhecer essa sensibilidade que está voltando aos poucos. Da mesma forma como a neuroplasticidade é tão rica e surpreendente espera- se que com esses exercícios haja uma aceleração do processo de regeneração nervosa. A sugestão é você fazer uma caixa com a maior variedade de texturas. E com essas texturas diferentes você pode fazer o treino de sensibilidade em casa. Passe as texturas nos locais onde a sensibilidade está afetada, Olhe para a textura e associe com o que você esta sentindo. Depois faça esse mesmo exercício com os olhos fechados e tente imaginar a imagem da textura quando estiver passando a no seu braço. Quanto mais estímulo for feito melhor será a resposta! O paciente orientado entende e participa efetivamente do processo. Se tiver dúvida, entre em contato.
fe

image

Exercício para fortalecimento dos dedos

Esta é uma dica simples e interessante para trabalhar força de musculatura flexora de mãos: ESPONJAS DE LAVAR CARROS. São encontradas em supermercados na sessão de materiais para carros, importante é que sejam esponjas grandes. Apesar de macias, se você tem lesão de flexores de dedos, mesmo essa maciez representará uma resistência considerável. Para aumentar a resistência e tornar atividade mais interessante trabalhe numa bacia com água morna. Ao apertar a esponja e perceber a quantidade de água que sai terá noção da força exercida e do quanto conseguiu apertar. Isso o estimula a fazer mais forte. E também permite quantificar a evolução na aquisição da força dos flexores. Gostou ?
ATENÇÃO: Nem todos os exercícios aqui são aplicados ao seu caso, pergunte antes ao seu terapeuta, qual você pode fazer.